Notícias

Mais notícias

Notícias

Diretoria da AMPAR participa de encontro AMM nos Municípios realizado em Guidoval

Guidoval, localizada na Zona da Mata mineira, recebeu nesta sexta-feira, 22 de setembro, de braços abertos, a quarta edição do projeto “AMM nos Municípios – Encontro nas Macrorregiões”. Em meio a dezenas de prefeitos da região e também de outras localidades de Minas Gerais, além de vários deputados estaduais e federais, autoridades da região e centenas de servidores públicos, o evento foi um tremendo sucesso. Quase 400 pessoas participaram, dentre eles, 49 prefeitos e prefeitas e 47 vereadores.

O encontro vem se consolidando como um importante momento de troca de experiências e debate entre os prefeitos e vereadores, bem como uma contribuição na articulação com deputados e autoridades estaduais e federais. Além disso, o momento de capacitação técnica, promovido em parceria com importantes entidades estaduais, tem feito a diferença para os servidores públicos locais.

Durante a manhã, autoridades políticas e prefeitos alternaram suas falas e reivindicações. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda, abriu os trabalhos, destacando que o projeto não tem uma vocação político eleitoral, mas sim é um campo político institucional, de ação e capacitação. “Claro que debateremos política, mas não queremos demandas eleitorais, queremos fortalecer o movimento municipalista. O nosso objetivo não é partido e sim o municipalismo, e estamos somando forças para isso, esse é o nosso propósito, nos unir”, esclareceu.

A prefeita de Guidoval e diretoria da AMM Região Zona da Mata, Soraia Vieira de Queiroz, anfitriã do dia, diz que ficou muito feliz por sediar a quarta edição do evento, pois é uma oportunidade de mostrar para os demais prefeitos uma cidade organizada, preparada para se desenvolver, mesmo após a sua destruição em 2012, decorrente de uma grande enchente. Ela destacou que essa interação entre os prefeitos é importantíssima. “Esse trabalho feito pela gestão do Julvan, junto com as diretorias regionais, está integrando os municípios”. Soraia destacou também o caráter pedagógico do projeto. “Cada dia mais é necessário capacitar quem está fazendo a gestão pública com os prefeitos, que são os funcionários, os servidores. Muita coisa nova tem surgido e devem estar afiadas. É igual a uma orquestra, não adianta o prefeito trabalhar se a equipe não estiver afinada”, disse.

O prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre e diretor regional da AMM na Zona da Mata, Claudiomir Vieira, destacou que “é um momento de encontrar com nossos companheiros prefeitos e discutir as soluções que precisamos descobrir em relação às nossas prefeituras, à nossa região, cobrar do governo do estado mais apoio e buscar o desenvolvimento regional”.

Rodrigo Lopes, prefeito de Andradas e diretor da AMM Região Sul, que abriu o projeto de interiorização, viajou 600 km para estar nessa edição e diz que a integração promovida tem sido notada por todos os gestores mineiros. “Os gestores têm sentido a AMM mais próxima, mais sensível aos seus problemas. E a proximidade em cada região é a possibilidade do prefeito se sentir mais seguro. Cada prefeito remando pra um lado não se chega a lugar nenhum, mas a partir do momento que nós temos uma direção, uma Associação forte, que nos representa e que sabemos que está próxima de nós, conseguiremos atingir os nossos objetivos, pressionar as instituições que precisam ser pressionadas e fazer valer o nosso direito municipalista”, completou.

O prefeito de Guarani e presidente da AMPAR (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna) e do CIMPAR (Consórcio Multifinalitário dos Municípios do Vale do Paraibuna), Paulo Neves, enfatizou que acredita no cooperativismo, no associativismo e que em meio a tantas dificuldades os municípios juntos são mais fortes na busca por recursos e melhorias, destacando a importância das associações, cooperativas e consórcios para conquista de resultados positivos. Disse ainda que a “bandeira” da AMPAR e do CIMPAR é extremamente municipalista e apartidária.

Julvan destacou que a AMM fez um levantamento, e concluiu que, nos municípios com menos de dez mil habitantes, gasta-se em média 8% da receita com responsabilidades do estado. “Isso não esta certo. E como mudamos essa realidade? Unindo-nos pra buscar soluções e o momento é agora”, finalizou.

Presenças

Entre as autoridades que participaram do encontro, pode-se destacar os deputados estaduais Dirceu Ribeiro, Gustavo Côrrea e Tito Torres; os ex-deputados Danilo de Castro, Dinis Pinheiro, Sebastião Costa, Antônio Andrada; o ex-prefeito de BH e ex-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio Lacerda; o procurador adjunto de Minas Gerais, Rômulo Ferraz, o ex-presidente da AMM, Ângelo Roncalli, entre outros.

O diretor executivo AMPAR/CIMPAR, Agostinho Paiva e o coordenador de projetos, Juvenal Carvalho também estiveram presentes no evento. Para a apreciação de todos o container da Unidade Básica de Atendimento Animal (Projeto Castração AMPAR/CIMPAR que vem sendo realizado em diversos municípios) foi estacionado na praça principal do município de Guidoval.

com informações do portal AMM
por assessoria de comunicação AMPAR/CIMPAR

Veja outras notícias

Todos os direitos reservados a Ampar. 2017 - Site desenvolvido pela Agência Infinit0

Menu
Buscar

Compartilhe isso com seu amigo